MAQUILHAGEM NATURAL – como o fazer passo a passo

Maquilhar ou não maquilhar, eis a questão?

Hoje venho falar-vos de maquilhagem e da possibilidade de qualquer uma de vós fazer uma maquilhagem natural em casa, com a maior das facilidades. Este é um tema que divide as mulheres maioritariamente devido às seguintes razões:

  • Falta de tempo
  • Falta de jeito
  • Achar artificial e demasiado elaborado

Eu própria, até aos meus 30 anos, fui uma destas mulheres. Maquilhava-me apenas eventualmente e de forma muito básica, recorrendo somente a um BB Cream e sem prestar muita atenção à preparação da pele. Passei a recorrer a uma maquilhagem natural diária após ter uma reunião com um cliente, num dia em que não estava a usar maquilhagem.

No momento em que me viu, a primeira pergunta dela foi se estava doente!

“Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco – mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino.”

Coco Chanel

Face a isto, qualquer uma de nós deveria dispensar algum tempo e atenção a este assunto. Pois principalmente a partir de determinada idade, a maquilhagem ajuda imenso a termos um aspecto mais saudável, natural e cuidado. E isso faz com que nos sintamos melhor conosco próprias e, consequentemente, sejamos mais bem sucedidas nas nossas tarefas do dia-a-dia.

Mas como conseguir uma maquilhagem natural, de forma simples e rápida?

Não precisamos de horas para fazer uma maquilhagem natural nem sermos profissionais no assunto. Além disso, este gênero de maquilhagem agrada também às mulheres que acham que a maquilhagem é algo artificial. Diria mesmo que é o ponto de equilíbrio entre o dilema “usar ou não usar maquilhagem diariamentee a opção mais adequada para utilizar no dia-a-dia de trabalho (ver também artigo “Vestuário de trabalho – Dicas para impressionar). Por isso mesmo, o visual “no make up” tem estado cada vez mais em voga, inclusive entre as figuras públicas. Jessica Alba, Jennifer Lopez, Gisele Bundchen são apenas alguns exemplos das muitas celebridades que aderiram ao lema “menos é mais” e apostam numa maquilhagem natural e super clean.

Visual “no make up look”
https://www.revistalofficiel.com.br/beleza/no-make-up-veja-15-celebridades-que-apostam-no-look-clean

Como me maquilhar, passo a passo.

Vamos à parte prática! É só conferir os passos e deitar mãos à obra:

  • Preparar a pele: a pele vai ser a nossa tela. Assim, é muito importante que esteja limpa e devidamente hidratada. Para isso basta lavar com água e sabão, tonificar com um algodão embebido com tônico da tua preferência e aplicar creme hidratante. Quando comprares os produtos, tem em conta o teu tipo de pele (seca, mista, oleosa, sensível, etc). Dica: se tiveres tempo, paciência e mais alguns euros para investir usa também um sérum antes do creme hidratante. Podes optar por um que seja direcionado para algum problema mais especifico da tua pele (rugas, manchas, pele cansada e baça, etc).
  • Uniformizar o tom da pele e esconder imperfeições: agora chegou o momento de aplicar a base. Numa maquilhagem natural, a base deve ser leve e se possível, à base de água. A sua aplicação pode ser feita com os dedos, um pincel, esponja ou beauty blender…é como achares melhor e mais prático.
  • Aplicar corretor de olheiras: escolhe um bom corretor de olheiras e aplica por baixo dos olhos, espalhando em volta dos mesmos com pincel ou leve pancadinhas com os dedos.

Dica: o corretor deve ser de cor mais clara que a tua base e o liquido acaba por dar um aspeto mais natural e clean.

  • Aplicar corretor de olheiras: escolhe um bom corretor de olheiras e aplica por baixo dos olhos, espalhando em volta dos mesmos com pincel ou leve pancadinhas com os dedos. Dica: o corretor deve ser de cor mais clara que a tua base e o liquido acaba por dar um aspeto mais natural e clean.
  • Fixar e matificar com pó: é importante teres um bom pincel para aplicação do pó e este é aplicado no rosto inteiro, para tirar os brilhos indesejados e ajudar a fixar o que já aplicaste. Existe pó compacto, solto e em pérolas. Dica: antes de aplicar o pó, sacode sempre o pincel de forma suave para retirar os excessos.

Pele preparada e matificada. Passamos à cor!

  • Fazer contorno do rosto: não dispenso esta parte mas há quem não o faça em maquilhagem natural. Escolhe um pó de contorno do teu agrado, não muito mais escuro que a tua pele, e aplica com pincel por baixo das maças do rosto. Estende a aplicação ás fontes da testa e maxilar. Dica: Esbate e esfuma o pó de contorno o mais possível.
  • Blush: para um aspecto mais saudável, o blush tem um impacto visual muito importante. Aplica o blush em pó com pincel apropriado, começando sempre de dentro para fora, sobre as maças do rosto. Os tons de blush devem ser claros e de intensidade fraca.
  • Iluminador, esse toque de mágica: o iluminador não é indispensável, mas a partir do momento que o começas a usar não vais querer largar. Aplica nos pontos altos do teu rosto (acima das maças do rosto; ponta do nariz; queixo e canto interior dos olhos).

Dica: opta pelo iluminador em creme e aplica com a ponta dos dedos.

  • Aplicar o rímel: sei que a aplicação do rímel pode ser das coisas mais difíceis de fazer em maquilhagem. Mas o rímel é mesmo muito importante no look final. Vai treinando sempre que possas e opta, inicialmente, por um rímel com um pincel mais estreito e com menos pelos pois acabam por ser de mais fácil aplicação.
  • Lábios e olhos: aqui deixo ao teu critério. Podes deixar ao natural, aplicar uma sombra de tom nude bem esfumada ou apenas delinear. Nos lábios opta por um lipgloss.
  • Finalizar com spray fixador de maquilhagem: é só fechar os olhos e vaporizar sobre todo o rosto (sem ser em demasia, ok?!). Vai ajudar imenso na duração da maquilhagem e ainda hidrata e ilumina a tua pele.

Simples assim! Vamos a isto?

Calma! Parece mais complexo do que é na realidade. É tudo uma questão de prática e de acertar nos produtos certos. Assim que acertamos na “receita”, conseguimos fazê-lo em apenas 5 minutos. Palavra de M&I!

Viste? Em menos de 5 minutos. 😉

Experimentem e deixem os vossos testemunhos nos comentários. Se precisarem de ajuda ou tiverem alguma dúvida, a MYSELF&I estará aqui para ajudar. Aliás, como sempre!

Grata pela visita! Faz like e partilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error

Gostaste do artigo? Então toca a partilhar!