Motivação no trabalho – como a resgatar

Quando falamos de motivação no trabalho, pessoal, relacional, familiar, etc…a ideia principal a reter é a seguinte: a capacidade de nos mantermos motivados depende 99.9% de nós próprios e da nossa força de vontade. Ou seja, posso dar uma série de dicas e conselhos a respeito, mas se não tiveres iniciativa para dar a volta à tua desmotivação, nenhuma técnica te irá ajudar verdadeiramente. Por isso, é preciso estares 100% consciente disso desde o início para conseguires bons resultados nesta área.

Mas como resgatar a motivação no trabalho?

Claro está que a profissão que desempenhamos e o facto da mesma estar adequada à nossa personalidade tem impacto no grau de motivação diário e no processo de resgate da automotivação. Ou seja, se sentirmos que existe um propósito para o que fazemos diariamente acabamos por criar afinidade com o papel que exercemos. Consequentemente, sentimo-nos realizados e motivados. E tal aplica-se a todos os papéis que levamos a cabo no nosso dia-a-dia, a nível profissional, familiar e social.

Não é necessário ter um emprego de sonho para sermos profissionais motivados e de sucesso.

Isto significa que é possível encontrar pontos positivos na nossa atuação diária, seja ela qual for, e relacionar a mesma com as nossas aptidões naturais, interesses e ideais.

Senão, vejamos o meu caso: formada em Serviço Social, apaixonada por psicologia desde sempre, sou bancária há 12 anos.

Nunca pensei, ao longo da minha formação académica, enveredar por uma profissão da área financeira e comercial. No entanto, sinto-me realizada e feliz na minha profissão. Bem como grata por todas as condições e estabilidade que a mesma me permitiu alcançar a nível pessoal. E tal acontece porque cedo consegui identificar os objetivos que pretendo alcançar com o meu trabalho, relacionar a minha atuação diária com os meus princípios de vida e abstrair-me de ambientes e pessoas tóxicas. É certo que existem momentos menos bons, em me sinto também desmotivada. Mas o importante é saber identificar causas, ponderar ações e…dar a volta por cima! Nem que seja começar tudo de novo e de forma diferente.

Porque no final do dia, o que importa é seres Feliz. Lembra-te: a vida é só uma, já estás a meio do caminho e ninguém a vai viver por ti.

Dicas para alcançar a motivação no trabalho.

Estamos agora em condições de enumerar algumas dicas essenciais e poderosas que nos levem à motivação no trabalho.

  • Postura de “copo meio cheio” – olhar sempre as situações de forma positiva e construtiva.
  • Identificar objetivos a alcançar a curto/médio prazo – ter sempre em conta metas realistas e a curto prazo. Objetivos exacerbados e a longo prazo levam à desmotivação a meio do caminho.
  • Definir a estratégia e delinear plano de ação – planear é fundamental. Temos de saber o caminho a seguir e como o percorrer para não nos sentirmos “perdidos”.
  • Manter o foco e a concentração – evitar fontes de distração em horário de trabalho (redes sociais, demasiadas pausas, conversa com colegas, etc) e organizar a agenda.
Organizar o dia por horas e tarefas realizar. Tendo atenção aos graus de prioridade das diferentes ações.
  • Fazer bem “à primeira” – errar é humano e só não erra quem não faz. Mas é importante fazer as coisas com tempo e atenção de forma a evitar ter o mesmo assunto novamente em cima da secretária.
  • Acompanhar os resultados – medir, medir, medir. Só assim sabemos se a estratégia resulta ou se é necessário reajustar a mesma.
  • Não entrar em ciclo de constante reclamação e negativismo – é negativo para nós e contamina todo o ambiente de trabalho. Aceitar o que não podemos mudar e tirar partido do lado positivo das tarefas a desempenhar é meio caminho andado.
Está na tua esfera de influência? Então faz por mudar o que for necessário. Não está na tua esfera de influência? Então aceita, respira e tirar partido da parte positiva da situação.
  • Não levar problemas de casa para o trabalho – a mesma regra se aplica ao contrário.
  • Manter SEMPRE o sorriso, optimismo, humildade e simpatia – com clientes, colegas, superiores, etc. Um ambiente de trabalho tranquilo e agradável, com uma equipa unida e bem disposta faz toda a diferença.

Quando estamos motivados somos pessoas melhores e com maiores capacidades, a todos os níveis.

Uma pessoa motivada contribui para:

  • um melhor ambiente profissional,
  • o alcançar de melhores e mais resultados
  • para elevada qualidade de serviço e atendimento.

A motivação no trabalho, assim como na vida, é uma emoção fundamental que devemos trabalhar e ter em atenção. Requer força de vontade e reflexão. Mas também humildade, de forma a admitirmos que parte do problema está do nosso lado (senão a maior parte). Somos responsáveis por todas as decisões da nossa vida e quanto mais cedo tomarmos consciência disso, mais depressa alcançamos a nossa Melhor Versão.

Como vês…está unica e exclusivamente nas tuas mãos! 🙂

Gostaste da matéria? Consulta também os outros artigos do Blog M&I:

Grata pela visita! Faz like e partilha.

4 comentários sobre “Motivação no trabalho – como a resgatar

  1. Gostei muito do que li- e tenho a certeza de que estas certa.

    1. Obrigada! 🙂

  2. Muito bem!!! Obrigada Vânia!

    1. Muito Obrigada Judite! Espero que possa ser útil de alguma forma. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error

Gostaste do artigo? Então toca a partilhar!