VESTUÁRIO DE TRABALHO – Dicas para impressionar

10 dicas para brilhar com o vestuário de trabalho

Como me vestir no trabalho? Que outfit usar para a importante reunião de amanhã?

Tenho a certeza que a grande maioria de nós, mulheres, já nos colocamos estas questões por diversas vezes. Assim, é mais que óbvio que o vestuário de trabalho e em ambiente laboral é um assunto do qual faz sentido falar. Mas a verdade é que nem sempre é fácil saber passar a impressão certa através daquilo que escolhemos vestir. E concordemos ou não, todos nós somos um produto e a imagem a nossa embalagem, tendo esta um grande (senão o maior!) impacto sobre a primeira impressão que deixamos. Acreditem…a marca que deixamos numa primeira impressão acontece num primeiro contato e é mais difícil do que julgamos, alterarmos a percepção com que ficam de nós.

E quais são as dicas afinal?

Relaxem! É possível vestir de forma correta, sem perdermos a nossa essência e estilo próprio, no que toca a vestuário de trabalho. Para isso, basta termos em conta alguns tópicos quando estamos a montar o outfit para mais um dia no ativo. Assim, seja num ambiente laboral mais formal ou num ambiente mais casual e descontraído, as dicas que seguem são aplicáveis e preciosas para conseguirmos deixar aquela impressão de profissionalismo, cuidado, seriedade e confiança.

“Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher”

Coco Chanel

Vamos então ao que interessa! Seguem as dicas

  • Menos é mais – este é um dos lemas a respeitar na elaboração de um work outfit. Sem exageros e exuberâncias que possam gerar ideias pré-concebidas e erradas acerca da nossa personalidade ou profissionalismo.
  • Sente-te bonita e confiante (e não sensual!) – o que pretendemos no nosso local de trabalho é vender o nosso talento e as nossas capacidades e não a nossa beleza.
  • Aposta nos looks monocromáticos e clássicos – é uma dica que podes adaptar ou usar na conta e medida que achares melhor. Se por um lado facilita imenso o processo diário de escolha de vestuário de trabalho, por outro a cor também faz falta. Mas a grande verdade é que com um look monocromático e clássico não há grande margem para erros!
  • Blazers! Blazers nunca são demais – seja num ambiente formal ou mais casual, um blazer faz milagres num outfit! Imediatamente confere um ar de profissionalismo e aprumo, tanto conjugado com uma calça clássica como com uns jeans ou vestido.

Com o blazer podes marcar o teu estilo próprio na cor, textura e padrão que escolheres. Mas sempre com atenção às conjugações com o resto das peças do outfit, ok!?!

  • Jeans de lavagem escura – se tens a sorte de puder usar jeans no trabalho, aproveita! No entanto, opta pelos jeans com lavagem escura, sem rasgos ou aplicações. Com um blazer fica sempre top!
  • Sapatos de salto médio ou rasos mas de biqueira em bico – o sapato é um elemento imprescindível num outfit…e uma perdição para a maioria das mulheres! No trabalho opta pelos stileto, mas de salto médio. Assim apostas na elegância mas também no conforto. Em caso dos sapatos rasos, as sabrinas são uma boa opção mas convém que as mesmas sejam de biqueira em bico de forma a conferirem maior elegância ao look. Podem e devem ser também diferenciadoras, com elementos que se destaquem (brilhos, pedras, contas, etc).
  • Maquilhagem natural – a maquilhagem é muito importante, assim como uma pele cuidada e saudável. E fazer uma maquilhagem natural, que melhore a aparência, não é difícil nem demorado, acreditem! Mais à frente partilharei também um artigo de “Maquilhagem natural – como fazer passo a passo”.
  • Cabelo arranjado – o cabelo é a moldura do nosso rosto. E não é preciso andares sempre no cabeleireiro para andares impecável. Cuida do teu cabelo desde o momento da lavagem até ao brushing.
  • Acessórios simples mas diferenciadores – aposta em acessórios simples e clássicos, mas com apontamentos que te distingam das demais.
  • Sê tu própria – as dicas são muitas e úteis, mas o mais importante é adaptares cada uma delas ao teu próprio estilo, imagem e essência. É por isso essencial que te sintas bem na tua própria pele e a que a roupa que usas te faça feliz.

Para completar as dicas acima fornecidas, confere o vídeo da consultora de imagem Dani Almeida que refere “7 piores erros ao se vestir para o trabalho” abaixo:

E então? Esclarecida? O objetivo deste artigo é passarmos menos tempo de manhã a pensar no que vestir e conseguirmos, também no trabalho, respeitar a nossa essência, ter sucesso e ser a nossa melhor versão!

Se ainda precisas de ajuda e mais esclarecimentos…não esperes mais! A M&I está inteiramente disponível para ti.

#SABERVIVER #SABER ESTAR

Grata pela visita! Faz like e partilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error

Gostaste do artigo? Então toca a partilhar!